sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Delmino Pereira: “Nivel competitivo do XCO vai aumentar”


A primeira prova da Taça de Portugal de Cross-Country (XCO) disputa-se no domingo em Castro Marim, Algarve, na abertura de época que se espera de lançamento cross-country nacional tendo em vista as épocas de apuramento 2010 e 2011 para os Jogos Olímpicos de Londres.
Numa temporada em que todas as competições da Taça de Portugal foram promovidas à categoria internacional C2, a reedição dos duelos nos trilhos vividos nos últimos anos poderá ser marcada pela entrada de novos atletas em competição, no esperado aumento do nível desportivo da generalidade dos participantes. Para Delmino Pereira, presidente-adjunto da Federação Portuguesa de Ciclismo, essa é a principal novidade: “o aumento do nível geral dos atletas, graças a manifesta intenção de especialização no cross-country, e aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo no projecto das Selecções Nacionais e na internacionalização dos nossos atletas”, referiu ao Jornal Ciclismo.
“O Cross-Country é uma modalidade olímpica e o apoio ao seu desenvolvimento é fundamental. Creio que a disciplina está mais animada e competitiva e com mais visibilidade. Acredito por isso que o nível competitivo vá aumentar”, resumiu o responsável.
Outra novidade nas provas da Taça de Portugal de XCO diz respeito às competições destinadas às escolas de ciclismo e de BTT, com encontros regionais de escolas de ciclismo nos escalões de Iniciados, Infantis e Juvenis.

Fonte: jornal ciclismo

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

FRANCISCO MANCEBO NO HOSPITAL

Para saber mais:http://www.joaquimandrade.blogspot.com/

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Bom Carnaval

Mais informações em:http://www.isabelinhabtt.com/
Associação de Ciclismo do Porto
Calendario
podes reparar no dia 14 de Junho está marcada uma prova de BTT em Travanca.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Theos Bos venceu prova de abertura




Theo Bos (Rabobank) venceu ontem o XX Troféu RTP/Prova de Abertura, sendo o mais rápido no sprint com que terminaram os 160 quilómetros de uma corrida com partida e chegada a Faro. O segundo foi outro ciclista da Rabobank , o belga Michael van Stayen. Manuel Cardoso (Liberty Seguros) foi o terceiro classificado. A equipa laranja venceu colectivamente. A alta velocidade esteve bem patene na média do vencedor, 43,983 km/h, correspondentes a 3h38m16s de esforço.
O regresso do pelotão profissional português fez-se de forma bastante movimentada, com muitos homens a tentarem dar nas vistas. As muitas escaramuças resultaram numa corrida assaz movimentada. De uma escapada que chegou a ter doze elementos mas que foi perdendo unidades devido aos esticões sucessivos, saltou em solitário aquele que foi o herói da jornada, Tiago Machado (Madeinox-Boavista).
O vencedor é um velocista de créditos firmados, especialmente na pista, onde já alcançou cinco títulos mundiais.
Classificação Geral Individual
1 Theo BOS RABOBANK
2 Michäel VAN STAEYEN RABOBANK 3:38:16
3 Manuel Cardoso LIBERTY SEGUROS 3:38:16

terça-feira, fevereiro 10, 2009

BOM FIM DE SEMANA
SE CONDUZIR NÃO BEBA


Fercase-Rota dos Móveis tem “equipa mais equilibrada”

O director-desportivo da Fercase-Rota dos Móveis, Mário Rocha, em declarações à Rádio Clube de Matosinhos, que em 2009 irá dirigir “uma equipa bastante mais equilibrada do que as anteriores”. Para o diagnóstico conta “a qualidade” das duas principais contratações, Hugo Sabido e Constantino Zaballa, e a mistura da veterania de homens como Joaquim Andrade com a juventude de esperanças como Márcio Barbosa. Sem especificar objectivos concretos para a temporada que arranca no domingo, o técnico da formação de Paredes espera alcançar algumas vitórias. “Este ano há menos equipas, mas todas se reforçaram muito bem. Apesar disso, estou convicto de que haverá espaço para os nossos triunfos, porque acredito no trabalho que vimos desenvolvendo”, disse.
Tendo conseguido manter o principal patrocinador quando a saída da Fercase do ciclismo estava praticamente dada como certa, a colectividade do Vale do Sousa reduziu o plantel face a 2008, ficando apenas com quatro dos 14 corredores que no ano passado vestiram a camisola laranja da equipa: Joaquim Andrade, Bruno Barbosa, David Vaz e Vergílio Santos. As saídas foram colmatas com a contratação de Constantino Zaballa (ex-LA-MSS), Hugo Sabido (ex-Barloworld), Celestino Pinho (ex-Barbot-Siper) e Márcio Barbosa (ex-Benfica sub-23). Por influência do espanhol Francisco Mancebo, Mário Rocha foi buscar dois neoprofissionais ao país vizinho: Miguel Ángel Candill e Rubén Calvo.
Aresentação Liberty Seguros

Foi ontem apresentada a Liberty Seguros, que entrou em competição durante o mês de Janeiro, na Tropicale Amissa Bongo, prova na qual venceu colectivamente, triunfou numa etapa através de Manuel Cardoso e colocou Filipe Cardoso no segundo posto da geral.
O director desportivo Américo Silva destaca o facto desta equipa “ser novamente muito forte e equilibrada, tendo atletas para todo o tipo de terreno.
O líder Héctor Guerra, quando questionado sobre se este era o ano de vencer a Volta a Portugal, afirmou que “depois de dois segundos lugares e um terceiro, acho que é desta que vou conseguir ganhar a Volta, contando para isso com o apoio desta grande equipa”.
O plantel para 2009 vai contar com quatro novidades, Edgar Pinto, José Mendes, Ricardo Vilela e Rubén Plaza, que se juntam a António Jesus, Carlos Nozal, Filipe Cardoso, Héctor Guerra, Hernâni Brôco, Isidro Nozal, Manuel Cardoso, Nuno Ribeiro, Rui Sousa e Vitor Rodrigues.

fonte:Ciclismo Digital


ANDRADE QUER ENTRAR NO LIVRO DOS RECORDS
Atlete de Travanca tem Projeto para a sua 21ª Volta a Portugal

Joaquim Andrade ainda vai competir mais um ano, tendo acabado por renovar com a Fercase/Rota dos Móveis, equipa que representará pela terceira época consecutiva. O ciclista de Travanca faz 40 anos a 16 de agosto e decidiu dizer adeus no final de 2009, sendo o principal objetivo disputar e concluir a sua 21.ª Volta a Portugal. Joaquim Andrade ainda vai competir mais um ano, tendo acabado por renovar com a Fercase/Rota dos Móveis, equipa que representará pela terceira época consecutiva. O ciclista de Travanca faz 40 anos a 16 de agosto e decidiu dizer adeus no final de 2009, sendo o principal objetivo disputar e concluir a sua 21.ª Volta a Portugal.
O ciclista da Fercase/Rota dos Móveis é, aliás, o único português a terminar todas as edições em que participou na mais importante prova nacional. Mas pretende também tornar-se recordista a nível mundial, por isso vai tentar entrar para o livro dos recordes.
'Algumas pessoas já me disseram que detenho o recorde de Voltas disputadas e terminadas. Vou procurar informar-me e, se for possível, apresentarei então a minha candidatura ao Guinness', revelou Joaquim Andrade, que ainda não traçou o seu futuro pós-competição. 'Tenho pensado em algumas coisas. Umas passam por continuar ligado à modalidade, outras não. Para já, nada existe de concreto.'
Quanto ao facto de se despedir no final de 2009, confessa: 'Já é tempo. Com 40 anos, é a altura certa para me retirar.'

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Ricardo Matos
Doze ciclistas portugueses na equipa galega do CC Lugo

Uma parceria entre a Escola de Ciclismo Fernando Carvalho (ECFC) e o CC Lugo vai levar uma dúzia de corredores portugueses a envergarem a camisola da equipa Artesania de Galicia/CC Ciudad de Lugo em 2009. Entre os lusos que atravessam a fronteira está o campeão nacional de contra-relógio em sub-23, Nelson Oliveira, assim como dois corredores com diversas temporadas no escalão de elite, Rui Sá (ex-Maia/SEC/ABB) e Vítor Carvalho (ex-LA Sistemas/SSS/Trevomar). Em Portugal, a equipa galega terá direcção técnica de Alberto Carvalho, da ECFC, ao passo que em Espanha o director-desportivo será o ex-ciclista Ramon Troncoso, que correu no CC Loulé entre 2004 e 2006. Gustavo Rodríguez, ex-ciclista da Fercase-Rota dos Móveis, é outro dos elementos do bloco galego.
Metade dos ciclistas portugueses que vão competir pelo Artesania de Galicia/CC Ciudad de Lugo integraram, em 2008, a equipa LA Sistemas/SSS/Trevomar. Estão nesta situação, além de Nelson Oliveira e Vítor Carvalho, os corredores António Carvalho, Fernando Carvalho, Emanuel Carvalho e Leandro Santos. Rui Sá, após algumas épocas na Barbot, fez parte dos efectivos da UC Maia em 2008. Os outros portugueses na equipa galega serão António Martim (ex-Bretescar/Gessical/Ventosa), Nuno Miranda (ex-Tourencinho), Fábio Sousa (ex-RM Eeventos/Vila Verde), Ricardo Matos, betetista júnior do ND Travanca/Bicicletas Andrade em 2008, e Hélder Plácido (mais conheçido por AG2R), que se estreia nas lides velocipédicas em 2009.
Apesar de não ter uma equipa própria de sub-23 e de estar envolvida nesta parceria com o clube de Lugo, a ECFC terá equipas de juniores, cadetes e escolas, que, enquanto não surgir outro patrocinador, terão a designação de Trevomar/Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.

sábado, fevereiro 07, 2009

BOM FIM DE SEMANA.


PORQUE SERÁ?


sexta-feira, fevereiro 06, 2009

SE CONDUZIR NÃO BEBA
Pois pode aconteçer o mesmo que aconteçeu a este Senhor.
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA BICICLETA
Foi publicado no diário da República N.º 25 - 1ª Série de 05 de Fevereiro de 2009, a Resolução da Assembleia da República n.º 03/2009 que visa a criação de um Grupo de Trabalho para por em prática o Plano Nacional de Promoção da Bicicleta. Tendo em conta a petição que tem circulado online no sentido da obtenção de benfícios fiscais para a compra de bicicleta, este é já um primeiro passo do governo no reconhecimento da importância da mobilidade e sustentabilidade da bicicleta.Podem consultar o Diário da República AQUI

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

VOLTA AO QATAR
Frederie Nolf encontrado morto no hotel
Frederiek Nolf encontrado morto no hotel
O ciclista belga Frederiek Nolf (Topsport Vlaanderen) foi encontrado morto esta manhã o quarto do hotel Ritz-Carlton em Doha, confirmou Eddy Merckx,um dos diretores da Volta ao Qatar. Fazia 22 anos na próxima terça-feira.
A constatar que Frederiek Nolf não respondia, um dos colegas de equipa, alertou o diretor desportista da Topsport Vlaanderen. Um médico confirmou de imediato o óbito.
'Falei com Jean-Pierre Heynderrickx [diretor desportivo da Topsport Vlaanderen] que me disse que nada fazia prever a sua morte. Ontem tinha-se apresentado em boa condição física', disse Eddy Merckx.
A 5.ª etapa da Volta ao Qatar vai ser neutralizada por respeito ao sprinter belga

terça-feira, fevereiro 03, 2009

CALENDÁRIO REGIONAL Do Minho BTT
Março
8 3º BTT de Tregosa - ACM / ADC de TregosaCross Country - Tregosa / Barcelos
Abril
5-3º BTT de Conde São Martinho - ACM / ACR CondeCross Country - Conde São Martinho / Guimarães
Maio
3-9º BTT Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu - Gondar JovemCross Country -Guimarães
Junho
7-12º BTT - Juventude Unida das Marinhas CS JUMCross Country - Marinhas / Esposende
Julho
12-3º BTT de Margaride -Cross Country - Margaride / Felgueiras
26-12º BTT Amigos de São Lourenço -Amigos de São Lourenço/Cross Country
Setembro
6-6º BTT de Creixomil - Barcelos -ACR CreixomilCross Country - Creixomil / Barcelos
27-1º BTT - XCO - Trilhos Bike Trilhos BikeCross Country - Joane- Famalicão
Outubro
11-5º BTT de Durrães Barcelos - ACM / AD Durrães - AC DurrãesCross Country - Barcelos
25-11º BTT ACR Amadora Proselense -Cross Country - Proselo / Arcos de Valdevez